fbpx

Acessibilidade

A inclusão volta a entrar no coração do Santa Casa Alfama na 11ª edição. Em 2023 a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa apoia a acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada e das pessoas Surdas com todos os concertos do Palco Santa Casa interpretados ao vivo em Língua Gestual Portuguesa. Na longa jornada para a inclusão da diversidade humana, avançamos em frente para tornar o Santa Casa Alfama mais acessível. 

Lingua Gestual

Bilhete de Acompanhante

O bilhete de acompanhante/assistente pessoal para pessoas com grau de incapacidade igual ou superior a 60% é gratuito, mediante a compra do bilhete/passe pela pessoa com deficiência: 

  • Quem adquiriu o seu bilhete ou vai adquiri-lo no Festival, deverá levantar o bilhete gratuito para acompanhante/assistente pessoal na bilheteira do Festival (Museu do Fado).  Será necessário apresentar o seu bilhete, previamente adquirido ou comprado no local, e o Atestado Multiuso de Incapacidade com grau igual ou superior a 60% 
  • Quem ainda vai adquirir bilhete, e quer fazê-lo antecipadamente, deverá enviar email para a[email protected], juntamente com o seu Atestado Multiuso de incapacidade igual ou superior a 60%, e será tratado a partir daí 

Palcos acessíveis e recinto

 

  • Palco Santa Casa – Terminal do Cruzeiros de Lisboa (com Língua Gestual Portuguesa) 
  • Palco Ermelinda Freitas – Rooftop do Terminal de Cruzeiros de Lisboa
  • Palco Amália – Auditório Abreu Advogados
  • Museu do Fado – Esplanada
  • Palco Santa Maria Maior – Largo do Chafariz de Dentro
 

Estes 5 palcos têm áreas reservadas para pessoas com mobilidade condicionada. O palco Santa Casa tem também uma área reservada para pessoas Surdas.  

Os restantes palcos estão espalhados eminentemente por edifícios centenários com degraus para entrar, construídos quando normas de acessibilidade ainda não eram uma realidade em Portugal. O espaço circundante tem rampas íngremes e o piso em calçada.